26 de agosto de 2015

Fotografia Analógica II - Escolhendo o filme

Oi gente bonita!
Fiquei um pouco distante, mas já estou de volta com mais um post lindo sobre fotografia analógica! <3
Dando continuidade ao primeiro post da série, hoje vamos falar sobre filmes e tudo o que você precisa saber pra escolher o seu.

Então vamos lá, para começo de conversa, o que é filme fotográfico?

O filme fotográfico é uma película de celulose ou acetato (geralmente), sobre a qual é depositada uma fina camada de emulsão fotográfica, que nada mais é do que brometos de prata que são sensíveis à luz. O filme é responsável por registrar a sua foto, então, quando você bate uma foto a luz que entra através da lente da câmera "queima" os sais de prata e registram a imagem no filme. Legal, né?

Antigamente, quando o uso de câmeras analógicas era mais comum, existiam filmes em pequenos, médios e grandes formatos. Entretanto hoje em dia, na era dos digitais, é mais comum achar filme 120, e o dito "35mm". Muitos formatos pararam de ser fabricados conforme as câmeras para as quais eram destinados caíam no esquecimento. Mas se você realmente tiver interesse, e procurar bastante, ainda é possível encontrar formatos além desses dois citados.

Esse é o filme 135!
Esse é o filme 135 na embalagem. Ele é protegido por esse estojinho deixando só uma abinha do filme pra fora, permitindo que você arme-o na câmera mesmo na luz do dia :)

Se você já está mais habituado com fotografia analógica deve estar se perguntando porque eu coloquei o "35mm" entre aspas, não é? Bom, é muito simples, o filme 120, não tem 120mm, e o 35 mede, sim 35mm se você medir em altura, mas cada imagem standart mede 24mmx36mm. (é claro que isso não é verdade absoluta, eu mesma já fiz fotos em tamanhos diferentes usando filme 35, mas o intuito é mostrar a verdadeira razão de chamarmos o filme por esse nome.)

COMO ASSIM??? VOCÊ TA MENTINDO PRA MIM!!!

Vou te contar uma história então, lá em 1913, a Kodak era a principal fabricante de filmes e dominava o mercado. O filme era produzido com o nome da câmera para o qual era destinado, as isso começou a ficar muito confuso conforme o número de câmeras no mercado aumentava. Daí o pessoal da Kodak teve a incrível ideia de nomear os filmes usando números, e começando do 100.


Esse é o filme 120 fora da embalagem!

Esse é o filme 120 com a embalagem! Diferente do 135 ele é só uma bobina de filme, que é envolto por esse papel preto que o protege da luz.

Sim, aquele filme queridinho que por tanto tempo nós chamamos de "35mm", é na verdade o 135! Eu li que a confusão se armou assim porque o filme usado no cinema era chamado de 35mm porque realmente tinha 35mm, daí as pessoas fizeram a associação... daí já viu!

Então tá, então temos filmes em formatos diferentes... O que mais eu preciso saber?

É bem importante que você entenda como o ISO do filme que você está comprando vai inferir no resultado final. ISO é a unidade de medida da sensibilidade do filme. Quanto maior o ISO, mais sensível será o seu filme.

Ta confuso? Eu explico!

Sua foto analógica (acho que a digital também, mas não entendo então não comento) é medida por uma equação bem simples: exposição = intensidade da luz x tempo de abertura do obturador. Então tudo depende da quantidade de luz que você deixa entrar pelo diafragma, e por quanto tempo você deixa o obturador aberto. Toda essa luz queima o brometo de prata, lembra? E é por isso que é importante ter o ISO do filme que está sendo usado, em mente a cada click. hehehe

Isso é o que acontece quando você erra: ISO muito alto para a abertura que eu estava usando.

Isso é o que acontece quando você acerta: ISO perfeito para a abertura e tempo do obturador.

Existem diferentes ISO no mercado, e o que você precisa saber é que quanto maior o ISO, mais 'rápido' seu filme será (pode deixar o diafragma mais fechado, e o obturador menos tempo aberto), entretanto sua resolução abaixa. A diferença entre os ISO's são os tamanhos dos brometos de prata, e quanto maior o brometo de prata, mais a sua imagem vai ficar "flocada".

Isso é o que acontece quando você erra: ISO muito baixo para um ambiente fechado sem muita luz. (além das cabeças que eu cortei)

Isso é o que acontece quando você acerta: o ISO era baixo (100), mas foi perfeito para a intensidade da luz.

Por exemplo, eu tenho uma fisheye da Lomography, e nela eu não controlo a abertura do diafragma nem o tempo do obturador. É fixo e de fábrica hehehe. Então eu uso filme ISO 400 nela, a foto fica mais bonita. ISO 200 também fica ok. Mas os resultados que tive com ISO 100 não foram muito legais. Diferente da Sardina, da Lomo também, que com filme ISO 400 quase queimou todas as poses...

Hoje é mais comum encontrar ISO 100, 200 e 400. Mas também é possível achar outros, se você procurar com cuidado ;)

Você também precisa saber que é ok usar um filme com a validade vencida, mas é necessário prestar bastante atenção, já que a sensibilidade do filme vai caindo conforme o tempo passa depois da sua data de validade. Mas é bem legal, já que você paga muito mais barato nos filmes vencidos.

Sei que pode parecer complicado agora, mas juro que fica mais fácil na prática.

Achou que faltou alguma coisa no post? Tem alguma coisa que você não concordou? Ou você simplesmente amou tudo e não vê a hora de mais dicas e curiosidades sobre o assunto? Então deixe um comentário aqui, eu prometo que lerei todos e responderei a medida do possível <3

Beijos,
Tamires Moura

PS: TODAS as imagens utilizadas neste post são de minha autoria, protegidas sob o art. 7., inc. VII, da Lei 9610/98. E a reprodução das mesmas sem minha autorização prévia é crime.

4 comentários:

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*