19 de agosto de 2015

Cinema antigo ♥

Feliz quarta-feira gente!
Eu sei que o título ficou bem apostila de curso (hahaha~), mas é que atualmente estou estudando pra tentar uma vaga na pós-graduação da USP em cinema (Deus ajude que dê certo!), e tenho assistido muuuuita coisa legal mesmo! E não podia deixar de compartilhar com vocês!
E sabe o que é mais impressionante?
Há bastante tempo eu venho conversando com as pessoas sobre cinema atual, e sempre chego a conclusão de que os roteiros não inovam mais. São tantos rebuts, remakes e adaptações de livros que é difícil achar um roteiro bem original, com uma ideia que você nunca viu antes, que te leve a pensar e etc, sabe?
Atualmente você fica na frente da tela vendo muita ação ou os mesmos romances de sempre.
Talvez por isso começar uma maratona de filmes desde 1906 tenha sido tão bom pra mim!
Então resolvi citar uns títulos do expressionismo alemão dos primórdios pra vocês ♥ 
Pra quem não sabe o que é o Expressionismo Alemão ~ é o movimento que inspira nossos amados diretores lindos como Tim Burton, Alfred Hitckcock e Fritz Lang. Sabe aqueles cenários retorcidos, cheio de iluminação confusa e maquiagem maravilhosa? É isso!
Os filmes são mudos, com poucos daqueles quadros vintages com fala e são bem rapidinhos! Super vale a pena assistir!

O gabinete do Dr. Caligari
A história é de um senhor que chega em uma feira de atrações (Dr. Caligari) e leva seu assistente sonâmbulo como atração, pois ele faz previsões sobre o tempo de vida restante das pessoas. Não vou falar mais pra não dar spoiler, mas é muito sinistro e maravilhoso!
A imagem não é tão boa, por ser um filme bem antigo. Mas só tem 53 min e super vale a pena o tempo!
O filme fez tanto sucesso na época que deu origem ao próprio "Caligarismo" - que outro filme deu origem a um movimento com seu nome?

Nosferatu
Hahaha ~ vou ter que falar que Edward Cullen vai chorar, pois é assim que se faz um filme de vampiro de verdade! 1922. Esse é um pouco mais longo e vocês provavelmente já conhecem a história. Mas sério! Assistam!
O gabinete das figuras de cera 
Esse já não fez tanto sucesso quanto os outros, mas dos que eu vi recentemente, é um dos meus preferidos. Um jovem rapaz está procurando emprego em um circo e o dono da casa de cera do local o contrata para que ele escreva histórias assombradas sobre os bonecos, pra atrair publico! Já da pra imaginar o que acontece né? Só que não! ♥ 
(Esse infelizmente não tem legendas. Mas são poucos quadros e o inglês é bem simples!)

Então, espero que vocês assistam e gostem das indicações! Como eu to estudando pra caramba, ainda vou colocar muita coisa que eu amar por aqui! Tenham paciência comigo! Hahaha~

Conhece algum filme antigo perfeito? Algum filme atual com roteiro original? Conta pra gente!
Eu to super procurando novos títulos! 

Um beijo,
Luciana Matos ♥ 

PS: Um suuuuuuuper parabéns pra nossa Litta (irmã da Tamires!) que faz aniversário hoje! Tudo de booooom, muito sucesso, muitas peças, muito dinheiro, glamour e alegria na sua vida! ♥ 

6 comentários:

  1. Lu, amei esse post! Fiquei bem interessada em assistir o O gabinete do Dr. Caligari. Nosferatu eu assisti duas vezes, a segunda numa oportunidade incrível no Teatro Municipal aqui do Rio, com trilha sonora da Orquestra do Municipal, dá pra imaginar que maravilha?
    Manda mais dicas de cinema, porque eu amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas genteeeeeee, eu quero muuuuito!
      Deve ter sido incrivel!
      Aqui eles fazem muito evento com o Magico de Oz e uma banda ao vivo sincronizando o album do Pink Floyd. Nunca fui, mas deve ser uma loucura!
      Assisti Caligari sim, é muito bom!
      E conforme eu for estudando, tudo que eu descobrir de bom eu vou botar aqui sim, pode esperar!!!

      Excluir
  2. Eu adorooo cinema antigo! Tenho aquele livro "1001 filmes para ver antes de morrer" e de vez em quando escolho um dos antigos para baixar e ver! Desses eu só conhecia "Nosferatu", que era vampiro de verdade!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro eu to louca pra ter! Hahaha~
      To com o "Tudo sobre cinema" é muito bom também!
      O complicado de baixar esses antigos é pra achar legenda, que é bem complicado, dai sempre procuro no youtube, que, com sorte, tem com legenda embutida já!

      Excluir
  3. Oi Lu!!
    Nossa, adorei seu post, espero que você consiga essa vaga!!
    Eu adoro cinema, adoro filmes, mas não tenho muitas oportunidades de assistir filmes antigos, assisti alguns interessantes surrealistas na minha pós em história da arte! hauhauha Mas são bem malucos como o "Um Cão Andaluz"...
    Vc conhece o LP do blog Quarto Selos? Ele posta no blog dele e no Interruptedreamer algumas críticas de filmes, é bem legal tb!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*